Following on from my last post about “In Her Words“, I feel sure that those of you who read Portuguese will be interested in this book – also on pre-order from the publisher Editora Juspodivm, link below, where you can find sample pages, list of contents, and videos by the authors.
O livro Mulheres e Justiça: os Direitos Fundamentais escritos por elas tem por objetivo contribuir para a consolidação de uma cultura jurídica sensível à temática da equidade de gênero. Nosso intuito é o de lançar luzes sobre a importância de valorizar o papel da mulher no cenário jurídico – da mulher escritora, pesquisadora, profissional, titular de direitos e usuária do sistema de justiça. Desse modo, esta coletânea é escrita somente por mulheres, com textos sobre os direitos das mulheres ou com reflexões desenvolvidas a partir de uma perspectiva feminina.
A proposta de discutir e descortinar os desafios para a proteção e promoção dos direitos fundamentais das mulheres foi aceita, pela maioria das coautoras, com um misto de entusiasmo e provocação, um convite a deslocar o olhar do lugar comum, assentado na equivocada ideia de que já atingimos a igualdade material entre gêneros. Percebemos um inusitado contentamento das escritoras. De cada sim que recebemos, extraímos o teor da frase de Patrícia Galvão, mais conhecida como Pagu: “No fundo, talvez sentisse alegria com o sofrimento que era proporcionado por minha luta”.
As inquietudes, reflexões e perspectivas que marcam esta publicação convergem na emergência de um novo paradigma em matéria de justiça e equidade de gênero. O resultado dessa reunião de dilemas e abordagens é um livro coeso, forte, harmônico, uma obra que ambiciona oferecer uma contribuição qualificada ao debate público vocacionado à compreensão da proteção dos direitos das mulheres e também de uma justiça voltada às especificidades e necessidades do mundo feminino, ainda muito distante de uma plena igualdade com seu correspondente masculino.
Find out more on the publisher’s website here.
Pingback: Podcast – Women and Justice | From Words to Deeds: translation & the law